A queda de uma porta, na passada semana, na Escola da Ponta da Ilha, freguesia da Piedade, deixou dois alunos feridos. Um teve um ligeiro ferimento na testa e outro uma fratura na bacia. Os pais ficaram preocupados com a situação e falam em falta de manutenção no edifício e falta de formação dos auxiliares em cuidados primários de Saúde.
Esta situação levou os pais a reunirem-se esta semana e a apresentarem uma petição que tem como objetivo pressionar as autoridades competentes em relação à falta de funcionários e para que sejam realizadas manutenções urgentes no edifício, garantindo um ambiente escolar seguro para os alunos, professores e funcionários, tal como explicou Albino Roque, presidente da Associação de Pais daquela escola.
Ana Brum, presidente da Autarquia das Lajes do Pico, garantiu que a segurança é prioritária para o município e reconhece o estado de degradação de um edifício que tem cerca de 11 anos. No entanto, assumiu que foi feita uma vistoria à caixilharia e não foi detetada qualquer anomalia.
A presidente destaca ainda que aguarda a aprovação de uma candidatura a fundos comunitários para colmatar algumas lacunas no edifício, mas defende que as Lajes do Pico é um município pequeno para ter um edifício tão grande à sua responsabilidade, assumindo que deve passar para a tutela educação.
A petição está disponível na sede da Junta de Freguesia da Piedade para quem quiser assinar.
A Rádio Pico sabe que a criança de quatro anos, com fratura, foi levada pelos pais para o Centro de Saúde de São Roque, sem qualquer tipo de diagnóstico.
Devido ao agravamento dos sintomas, os pais transportaram-na para o Hospital da Horta onde lhe foi diagnosticada uma fratura na bacia.