Foi assinado ontem o auto de consignação da empreitada de beneficiação do Caminho da Manga, situado no Perímetro de Ordenamento Agrário da Madalena.
Esta é uma parceria entre os Serviços Florestais do Pico e a IROA, SA.
A empreitada consiste na Pavimentação em betão betuminoso do caminho agrícola da Manga, com largura média de 5 metros e uma extensão de cerca de 1km. A obra tem um custo de 129 mil euros, acrescidos de IVA, um prazo de execução de 60 dias e abrange nove explorações.
A obra, que foi adjudicada à Tecnovia Açores SA, tem como principal objetivo melhorar o acesso dos agricultores às suas explorações agrícolas.
António Ventura, secretário Regional da Agricultura e Alimentação, que esteve presente na sessão, destacou que o governo tem uma ação específica para ilha do Pico, para 2025, que passa pela intervenção de cinco caminhos agrícolas e pela elaboração do projeto para a impermeabilização da Lagoa do Paul.
A nível regional, o secretário destacou a continuidade do fim dos rateios aos agricultores, o fim do limite ao gasóleo agrícola para os agricultores e o investimento em caminhos e abastecimento de água.
Recorde-se que a ilha do Pico tem cerca de 400 Kms de estradas rurais e florestais, sendo que 200 kms estão a precisar de intervenção urgente.