O Instituto da Vinha e do Vinho, a instalar na ilha do Pico, deve estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2025.
A garantia é do secretário regional da Agricultura e Alimentação, que falava no encerramento das II Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos, na ilha Terceira.
O secretário informou ainda que a segunda alteração ao documento deve ser aprovada no plenário de dezembro, garantindo que este instituto tem que ser um orgulho para quem produz e para quem governa.
Na sessão de encerramento das jornadas falou também Fátima Amorim, vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que anunciou uma candidatura conjunta dos municípios açorianos pertencentes à Associação dos Municípios Portugueses do Vinho para a realização de um vasto programa de promoção dos nossos vinhos e territórios.
José Aurélio Almeida, Grão-mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, registou o balanço positivo das II Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos e anunciou a intenção de concretização de uma terceira edição deste fórum, que analisa, fortalece e promove a vitivinicultura e os vinhos dos Biscoitos e dos Açores.