O Ministro Adjunto e da Coesão esteve ontem(20) na ilha do Pico onde visitou a RIAC móvel da Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico, esteve presente na assinatura dos novos contratos no âmbito do programa Novos Idosos em São Roque do Pico, visitou o Centro de Saúde de São Roque e a circular à Madalena.
A visita terminou com um evento intitulado "Investimentos PRR nos Açores: Três anos de resultados", no Auditório da Madalena.
Nesta sessão, Duarte Freitas, secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública agradeceu a visita do Ministro à Região e tudo o que tem feito por Portugal e pelos Açores, recordando as dificuldades e as complexidades do PRR, constituído por marcas e metas rigorosas.
O secretário recordou também que hoje o problema da economia dos Açores é a falta de mão-de-obra quando, em anos anteriores, o problema era o desemprego e a falta de oportunidades. Segundo os últimos indicadores, nos últimos 42 meses, os Açores têm vindo a crescer.
Por outro lado o Ministro Adjunto e da Coesão anunciou três alterações que foram feitas ao PRR para evitar paragens burocráticas nas obras candidatas àquele plano.
Manuel Almeida informou ainda que os Açores são um bom exemplo em Portugal na aplicação dos fundos europeus.
Recorde-se que as obras no âmbito do PRR tem que ser levadas a concurso até ao final deste ano, sendo o limite de execução junho de 2026.