Na sequência de um debate no âmbito da discussão do Plano e Orçamento para 2025, o PAN/Açores salientou a discrepância salarial evidente entre os bombeiros dos Açores e da Madeira.
Durante o debate da tutela do ambiente, o deputado da Representação Parlamentar do PAN/Açores, Pedro Neves, desafiou o Governo Regional a partilhar informação sobre o novo modelo de financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e criticou o Governo de ter excluído o Sindicato de Bombeiros da mesa de negociações, aquando das negociações do modelo de financiamento.
Pedro Neves está também preocupado com a teimosia do Governo em não implementar o subsídio de risco – medida aprovada na legislatura passada.
O deputado recordou que a Madeira já publicou, uma portaria que visa o pagamento do subsídio de risco dos bombeiros e indexa os aumentos salariais dos bombeiros à tabela da função pública regional. Com isto, os bombeiros dos Açores têm uma diferença salarial base de 7% para os bombeiros da Madeira em início de carreira.