O Município das Lajes do Pico foi condecorado com o Selo ODSlocal 2024 – Desempenho e Dinâmica, durante a Conferência ODSlocal ’24 “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, que se realizou em Pombal.
Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reconhecem que a erradicação da pobreza e outras privações devem ser acompanhadas de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento económico, enquanto combatem as alterações climáticas e preservam os ecossistemas.
Durante o evento, a autarca lajense esteve presente numa Mesa Redonda em que o tema principal foi a importância dos ODS e o impacto que o turismo tem nos objetivos.
Os ODS definem as prioridades e aspirações globais para 2030 em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos e daqueles que ainda estão para vir.
Estes objetivos globais, assumidos pelos 193 países das Nações Unidas, têm como ambição “não deixar ninguém para trás”, fixar metas de sustentabilidade, com foco em áreas críticas para a humanidade, e estruturam-se em torno de 5 Princípios: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias.
O Município das Lajes do Pico foi um dos vencedores do Selo ODSlocal 2024, pelo seu desempenho exemplar nos Indicadores de Referência ODSlocal.
CMLP/RP