As Escolas Profissionais dos Açores já estão a receber os novos equipamentos adquiridos através da Medida M9 – Apoio às Escolas Profissionais com Intervenção na Formação e Reconversão Profissional de Adultos dos Açores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo já sido pagos a estas entidades mais de dois milhões de euros, ou seja, 70% do valor total aprovado.
Destes mais de dois milhões de euros, cerca de 290 mil euros estão associados ao pagamento do IVA das novas aquisições e foram assumidos na íntegra pela Região, por decisão da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, que desta forma isentou as Escolas Profissionais dos Açores de qualquer custo com a sua modernização.
Entre os equipamentos adquiridos estão quadros interativos e sistemas de videoconferência, equipamentos informáticos, como computadores desktop e portáteis, bem como tablets, equipamentos de apoio à aplicação prática de formação nas áreas da agropecuária, cozinha, restauração, hotelaria, saúde ou bem-estar e licenças para funcionamento destes equipamentos.
Segundo a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego este investimento do PRR e da Região permite consolidar a capacidade instalada e criar outras possibilidades de formação nas Escolas Profissionais. “Os Açores precisam de jovens e adultos qualificados com as competências práticas do Ensino Profissional, razão pela qual o investimento na adequação dos equipamentos ao mercado de trabalho é sempre um bom investimento”, destacou.
Maria João Carreiro valorizou ainda o “ambicioso trabalho conjunto” do Governo dos Açores e das Escolas para afirmar a importância do Ensino Profissional na Região.
GACS/RP