Está a decorrer a III Edição do “Prémio Literário Nacional Dias de Melo”, concurso nacional que reforça o compromisso com a valorização da literatura e da cultura lusófona, estimulando a criação de obras literárias.
Esta iniciativa revela-se não só como uma forma de reconhecimento do trabalho de Dias de Melo, uma figura que dedicou a sua vida à criação e narração da temática da baleação, mas também de valorização da língua portuguesa, e dos costumes e tradições da ilha do Pico.
O concurso destina-se a galardoar uma obra inédita ou editada no ano anterior ao da respetiva edição, nas categorias de romance, novela, conto ou poesia, escrita em língua portuguesa, sendo atribuído um prémio no valor de três mil euros ao vencedor, conforme deliberação do Júri.
O prazo de receção das obras termina às 24 horas (-1 GMT) do dia 15 de março de 2025, sendo os resultados do concurso divulgados no dia 29 de junho de 2025, na comemoração do Dia do Município.
Para esta edição foram nomeados como júris, Cláudia Cardoso, Madalena San-Bento, Noélia Machado, Paula Lima e Victor Rui Dores.
O regulamento pode ser consultado no site do município das Lajes do Pico.
CMLP/RP