A Câmara da Madalena procedeu, esta semana, à recolha de todos os pilhões do concelho, coletando mais de cem quilos de pilhas usadas.
Os resíduos recolhidos, compostos por substâncias químicas altamente tóxicas, serão entregues ao Clube do Ambiente da Escola Cardeal Costa Nunes, sendo posteriormente encaminhados para reciclagem, através do Programa Geração Depositrão, contribuindo para uma melhor classificação neste concurso dos alunos madalenenses, que ao longo dos últimos anos têm garantido um lugar de destaque nesta iniciativa.
A iniciativa pretendeu ainda alertar a população para a importância da correta gestão destes resíduos, passíveis de contaminar os solos e lençóis freáticos durante décadas.
Recorde-se que uma pilha é suficiente para contaminar 175 mil litros de água, quantidade superior ao que uma pessoa irá beber em toda a sua vida.
Assim Catarina Manito, presidente da Câmara da Madalena, salienta que "é fundamental reciclar hábitos e tornarmo-nos agentes ativos na mudança por um futuro mais sustentável".
CMM/RP