O Festival PicoZen é o único festival da ilha do Pico e do Grupo Central a integrar a lista restrita de uma das 26 categorias dos prestigiados Iberian Festival Awards.
O festival, que já havia recebido três nomeações nas categorias de Melhor Festival Não Musical, Melhor Contributo para a Sustentabilidade e Melhor Contributo para a Igualdade, destaca-se agora como um dos finalistas na competição ibérica.
Os Iberian Festival Awards são uma iniciativa da Talkfest – International Music Festivals Forum e têm como objetivo reconhecer e premiar os melhores festivais de música e eventos culturais da Península Ibérica.
A 29 de janeiro foram anunciados os festivais que passaram à lista restrita desta edição dos prémios, e o PicoZen foi o único evento do Grupo Central e Oriental a avançar para a fase seguinte, ao lado de dois grandes festivais de São Miguel. Este reconhecimento reafirma a importância do PicoZen no panorama cultural e ambiental da região.
Criado em 2019, após uma edição experimental e familiar em 2018, o Festival PicoZen tem vindo a consolidar-se como um evento único, promovendo valores essenciais como a ecologia, a sustentabilidade, o vegetarianismo e as práticas holísticas. Realçando o poder natural da ilha do Pico, o festival proporciona uma experiência inesquecível a todos os que nele participam, convidando famílias e indivíduos a uma viagem introspectiva de bem-estar e harmonia com a natureza, os animais e as pessoas.
Realizado anualmente no Parque de Campismo da Furna de Santo António, no concelho de São Roque do Pico, o PicoZen tornou-se um ex-líbris dos eventos culturais da região, assumindo um papel central na dinamização do concelho e na promoção de práticas sustentáveis e inclusivas.
A edição de 2025 realiza-se nos dias 24, 25, 26 e 27 de Abril. Os bilhetes já se encontram à venda em www.picozen.pt .
Os vencedores dos Iberian Festival Awards serão conhecidos na gala que terá lugar no dia 15 de Março em Almancil (Loulé).
PicoZen/RP