

Estão abertas as inscrições para a organização dos Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas, até 31 de março, devendo as entidades interessadas submeter as suas candidaturas junto da Direção Regional das Comunidades.
Promovidos pelo Governo dos Açores, estes cursos têm como objetivo facilitar a plena integração dos cidadãos estrangeiros residentes no arquipélago, através da sua valorização pessoal e profissional.
Podem candidatar-se à organização dos cursos entidades de natureza pública, privada ou cooperativa, incluindo estabelecimentos de ensino público, autarquias, empresas, associações empresariais, sindicatos e outras organizações de âmbito local, regional ou nacional.
Estas formações destinam-se a cidadãos estrangeiros, com mais de 18 anos de idade, residentes nos Açores, que não possuam nacionalidade portuguesa e que comprovem ter um título válido de residência permanente ou estejam em processo de obtenção, renovação ou prorrogação.
Recorde-se que, em 2024, foram realizados cinco cursos, que contaram com a participação de 94 formandos, provenientes de 32 nacionalidades.
A CRESAÇOR foi responsável por três cursos em São Miguel, a AIPA por um curso na ilha Terceira e a Câmara Municipal da Horta por um curso na ilha do Faial.
Desde o seu início, em 2013, foram realizados 36 cursos, promovidos por seis entidades das ilhas do Faial, Flores, Pico, São Miguel e Terceira, que contaram com aproximadamente 691 formandos, oriundos de 67 países.
GRA/RP