

O Governo Regional anunciou em conferência de imprensa no Faial que vai implementar um plano de incentivos à fixação, alterações ao concurso de pessoal e a gestão dos professores excedentários.
O plano, segundo a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, vai contemplar incentivos à fixação de docentes nas ilhas do Pico, São Jorge, Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo.
Sofia Ribeiro recorda que nestas ilhas foram registadas nos últimos três anos, as maiores taxas de contratação anual a termo.
Sofia Ribeiro disse ainda, que no caso da gestão dos docentes excedentários, o Governo dos Açores irá utilizar o mecanismo de transferência de docentes para unidades orgânicas onde se verifica a sua falta.
Ao que a Rádio Pico apurou a ilha montanha pode não fazer parte deste Plano de combate à falta de docentes, uma vez que a deliberação do último Conselho de Governo, reunido a 6 de fevereiro de 2025, apenas deliberou, e passo a citar, “ Aprovar a Resolução que determina a aplicação de incentivos à estabilidade de pessoal docente nas ilhas Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, nos concursos internos e externos de 2025/2026.