

O Centro de Estudos Globais e o Centro Local de Aprendizagem da Madalena da Universidade Aberta, com o apoio do Município da Madalena, lançou na segunda-feira a obra Externato da Madalena: retratos de uma comunidade educativa.
A obra está disponível em formato híbrido (livro impresso e e-book) e presta homenagem ao legado do Externato da Madalena, o primeiro estabelecimento de ensino do concelho a oferecer os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Sandro Jorge, coordenador do Centro Local de Aprendizagem da Madalena da Universidade Aberta, disse que esta obra retrata a comunidade educativa, integrada no Externato da Madalena, e projeta os impactos gerados ao nível sócio educativo.
Manuel Serpa, convidado para apresentar a obra, fala da importância daquele espaço, que foi uma mudança radical no ensino do Pico, destacando as dificuldades da época.
O livro Externato da Madalena: retratos de uma comunidade educativa, destaca o percurso da fundadora, Cecília Amaral, e comtempla narrativas de antigos professores, alunos, colaboradores e dirigentes.
O evento contou com a presença de Cecília Amaral e seus familiares, representantes do Município da Madalena e antigos membros da comunidade educativa do Externato, que partilharam reflexões sobre a importância deste projeto para a preservação da memória coletiva da Região Autónoma dos Açores.