

Está aberto o concurso público para o cargo de presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Vinha e do Vinho, a instalar na ilha do Pico.
Segundo o jornal O Dever, um dos nomes mais apontados para este cargo é o de Cláudio Lopes, diretor do Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico.
Recorde-se que o IVV Açores foi aprovado na Assembleia Regional em fevereiro de 2022. No final de 2024, o secretário regional da Agricultura e Alimentação, que falava nas Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos, na ilha Terceira, anunciou a sua implementação no primeiro trimestre de 2025.
O titular da pasta da Agricultura destacou na altura a importância da implementação deste organismo para “projetar os Açores e dar grandeza a esta fileira da vinha e do vinho”.
Recorde-se que o IVV vai operacionalizar as políticas da vitivinicultura nos Açores, tendo por base o plano estratégico da vitivinicultura e será responsável pela garantia “da qualidade, da autenticidade e da genuinidade dos vinhos e produtos vitivinícolas regionais, através da respetiva certificação, controlo e fiscalização, contribuindo para a sua promoção e divulgação junto dos mercados consumidores”.
RP