

Os jovens interessados em desenvolver um projeto de ocupação nos meses de julho e agosto no âmbito do OTLJ – Programa de Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens devem candidatar-se de 1 de março a 30 de abril no portal juventude.azores.gov.pt.
As candidaturas decorrem simultaneamente para os jovens e as entidades promotoras nos subprogramas “Ocupação em Férias”, “Jovens Ativos” e o novo “Verão em Ocupação”.
“Ocupação em Férias” destina-se a jovens dos 14 aos 24 anos, residentes nos Açores, que frequentem pelo menos o 9.º ano ou o Ensino Secundário; Jovens Ativos: para jovens de 15 a 24 anos, residentes nos Açores, integrados em projetos promovidos por IPSS. A estes jovens será atribuída uma bolsa de 3 euros por hora, num total de até 207 mensais.
Já o “Verão em Ocupação” é para jovens de 16 a 24 anos, que frequentem o Ensino Secundário, Profissional ou Superior. Neste subprograma, é atribuída uma bolsa no valor de quatro euros por hora, o que poderá totalizar, se o jovem cumprir a totalidade da sua ocupação, uma bolsa no valor de 560 euros.
A Secretária Regional da Juventude destacou a importância do novo subprograma para o despiste vocacional e a diversificação das entidades promotoras, incluindo empresas privadas e cooperativas.
O regulamento do OTLJ foi revisto após sete anos, aumentando em 20% as bolsas e ampliando o prazo de candidaturas. Além disso, a duração do subprograma “Jovens Estudantes”, cujas candidaturas podem ser apresentadas de 1 de setembro a 15 de outubro e de 1 dezembro a 15 de janeiro, foi alargada de quatro para cinco meses, bem como o período de ocupação (de novembro a maio) e os destinatários, onde se incluem os estudantes do Ensino Secundário, Ensino Profissional e o Ensino Superior.
GRA/RP