

O município das Lajes do Pico inaugurou no domingo a Sala do Bote, na Casa dos Botes Baleeiros das Lajes do Pico.
Com a inauguração desta sala, o município pretende homenagear esta tradição, que continua a ser um marco na memória coletiva da terra, preservando e celebrando o legado da cultura marítima.
A sala do bote teve um investimento superior a 100 mil euros e resulta de uma candidatura ao Prorural+, com cofinanciamento de 76%, tal como explicou Ana Brum, presidente da autarquia das Lajes.
O projeto está dividido em três fases - construção de um bote baleeiro, um livro e óculos de realidade virtual.
Com a inauguração da Sala do Bote, está completa a requalificação das Casas dos Botes das Lajes do Pico, que decorreu ao longo de várias etapas, resgatando a história e perpetuando os seus valores para as gerações futuras.
RP