

Está concluída a integração do rastreio da mama no sistema da Direção Regional de Saúde dos Açores. Este projeto, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representou um investimento de cerca de 50 mil euros, e permite, segundo a Secretária da Saúde e Segurança Social, “ter numa única base de dados os resultados dos exames que são realizados nos rastreios do cancro da mama”.
Isto acontece através de envio de exames de mamografia em tempo real, permitindo que os resultados dos exames efetuados no âmbito do rastreio móvel possam ser imediatamente colocados na base de dados de imagiologia regional, ficando acessíveis a todo o Serviço Regional de Saúde, evitando gravações de CD, e atrasos na colocação e acessibilidade dos referidos exames aos utentes e profissionais.
Esta implementação permite o acesso aos rastreios realizados pelos profissionais de Medicina Geral e Familiar e médicos especialistas em todo o Serviço Regional de Saúde de forma imediata e segura em qualquer ponto de rede.
Este projeto “complementa outros investimentos já feitos pelo executivo como a aquisição do novo mamógrafo adquirido para o Centro de Oncologia, e da aquisição de uma nova unidade móvel, cuja oportunidade foi criada com a reprogramação do PRR”.
GRA/RP