

O Governo dos Açores está determinado em criar um sistema de transporte marítimo de mercadorias “mais eficiente, fiável e previsível”, existindo já mais de 168 milhões em investimentos concluídos e em curso nos portos da Região desde 2020.
A garantia é de Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas que falava na Horta, onde afirmou que o sistema de transportes marítimos “é determinante para a subsistência das ilhas e crítico para a viabilidade da economia” açoriana.
Uma das medidas do Governo dos Açores que Berta Cabral considera crucial é a alocação de dois navios (THOR B e Margarethe) para abastecimento às ilhas Corvo e Flores.
A Secretária Regional referiu-se, também, ao estudo sobre o modelo de transporte marítimo de mercadorias na Região, que garanta maior fiabilidade, regularidade e previsibilidade, considerando “fundamental que os armadores, a Portos dos Açores, os transitários, os sindicatos e vários outros agentes da cadeia logística interajam de forma construtiva e criadora de valor para o bem comum e para a economia regional.
GRA/RP