

O Grupo Parlamentar do PS/Açores denunciou graves atrasos na atribuição de apoios no âmbito do programa “Casa Renovada, Casa Habitada – Renovar para Habitar”, sublinhando que esta situação está a comprometer o acesso das famílias açorianas a uma habitação condigna.
Para a Presidente do GPPS, Andreia Cardoso, “não é aceitável que existam Açorianos com candidaturas aprovadas e obras concluídas que continuam à espera do apoio financeiro devido”.
Segundo a socialista, esta realidade está a “gerar desconfiança no programa e a adiar a reabilitação de casas essenciais para o bem-estar das famílias”.
Com o objetivo de obter esclarecimentos, o PS/Açores entregou um requerimento ao Governo Regional a solicitar dados atualizados sobre o número de candidaturas apresentadas, aprovadas, pagas e pendentes por ilha, entre 2021 e 2024, onde é também solicitada informação sobre os tempos médios de liquidação dos apoios, bem como os acordos de cooperação celebrados com autarquias e os pagamentos efetuados nesse âmbito.
O requerimento inclui ainda questões relativas ao regime excecional para a eliminação de barreiras arquitetónicas em habitações de pessoas idosas ou com deficiência, cuja execução tem sido igualmente marcada por demoras injustificáveis.
PS/RP