São Roque acolheu II Encontro ...
Deste modo, estes produtos regionais constituem também uma mais-valia para a economia agrícola, representando ainda um património cultural e uma potencialidade turística.
Este Roteiro inicia-se na ilha do Pico, onde a cultura ancestral da vinha, cuja produção chegou no passado à "mesa dos czares" e cuja paisagem ganhou no presente o estatuto de Património da Humanidade da UNESCO, constitui um exemplo de excelência da diversidade, especificidade e qualidade de uma agricultura competitiva e multifuncional.
Na ilha do Pico, o Roteiro privilegiará, para além da produção do vinho, também a da carne IGP, do mel e do queijo tipo "S. João".O "Roteiro dos Produtos Regionais de Qualidade" unirá necessariamente todas as ilhas dos Açores, estando já a ser organizadas as suas próximas etapas que deverão ocorrer na Terceira, Santa Maria e S. Miguel. Este Roteiro contemplará produções tão diversas quanto a Meloa, Banana, Ananás e o Maracujá, as Compotas e o Mel, o Alho, o Chá e o Tabaco, a Pimenta, a Batata e o Inhame, a Carne, os Queijos e iogurtes, os Vinhos, Licores e Aguardentes, as Flores, entre outros.A etapa à ilha do Pico do presente Roteiro foi organizada em estreita colaboração com os Deputados Regionais do PSD Cláudio Lopes e Duarte Freitas.
A carregar comentários...