Confraria dos Gordos celebrou ...
O Programa Regional de Saúde Escolar e de Saúde Infanto-Juvenil foi apresentando no auditório da Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Saúde.
Na ocasião foi, também assinado um protocolo entre as Secretarias Regionais da Saúde e da Educação e Formação, que estabelece os mecanismos de cooperação com vista à implementação deste programa inovador, que contempla a realização de vários exames periódicos para despistagem de doenças em áreas como a saúde oral, obesidade, visão e audição.
Ao todo serão formadas 17 equipas de saúde escolar, que incluirão um médico e um enfermeiro na base de 24 horas semanais por cada grupo de 2500 alunos. Podem integrar ainda, estas equipas, outros profissionais da área da Saúde e da Educação.
Para Lina Mendes este projecto de saúde escolar tem de funcionar como um contributo do Governo para a salvaguarda da saúde das populações mais jovens, sem contudo se sobrepor ao papel das famílias e dos encarregados de educação.
Numa fase posterior é intenção da Secretaria Regional criar uma base de dados que garanta que cada aluno do Sistema Educativo Açoriano tenha um registo pessoal que integre não só informação relativas ao seu percurso escolar, mas também dados da sua saúde.
A carregar comentários...