Confraria dos Gordos celebrou ...
Na ocasião lisa Melo, assistente social divulgou quais as valências da Cáritas, actividades, projectos e quais os principais apoios.
As principais actividades, são diagnóstico social, animação sócio-cultural para idosos, auxilio aos reclusos da cadeia da Horta, acompanhamento das pessoas com medidas electrónicas, acompanhamentos dos deportados, ajuda internacional e ajuda alimentar a carenciados.
Falando sobre os projectos anunciou a educação parental, o serviço de protecção do idoso, inserção profissional, formação em voluntariado, formação em alcoologia, contentor solidário, estudo da população idosa do concelho e o projecto espantalho.
A terminar informou que os principais apoios são sobretudo alimentos, roupa, bens doados e apoios a tratamentos.
A terminar Maria Isabel Varanda, oradora convidada proferiu sobre “Do protocolo à pessoa, da lei à aliança: para uma nova gramática da intervenção social”. Segundo a oradora, o grande objectivo foi “resignar a problemática da intervenção social dando centralidade à pessoa humana” e “alertar o valor da pessoa independentemente da sua classificação ou desclassificação social”.
Questionada sobre a simplificação das leis, a oradora defende que “leis facilitadoras que conduzam a alianças”. Terminou referindo que “não se pode ficar só pela lei porque muitas vezes é dura e cega acabando por fazer sofrer ainda mais as pessoas”.
A carregar comentários...