Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
O deputado picoense eleito pelo PSD lamentou a redução de especialistas de 2012 para 2013 na ordem dos 70% e garantiu que houve especialidades que ultrapassaram esse valor como a gastroenterologia, obstetrícia, cirurgia ambulatória, otorrinolaringologia, pneumologia e pediatria.
Cláudio Lopes acrescentou que a avaliar pelo que se passou no ano passado, "não se pode prever um futuro bom para os picoenses" e fez duas leituras. Ou foram abandonados e entregues à sua sorte ou a assistência foi prestada noutra ilha com mais encargos financeiros, acrescentando dificuldades aos utentes que têm doenças graves e idade avançada.
Por outro lado, o secretário regional da Saúde garantiu à Rádio Pico que vai existir maior interação entre o Hospital da Horta e os três centros de saúde da ilha do Pico. Questionado sobre as carências de especialistas na unidade faialense, o secretário afirmou que cabe ao Hospital da Horta pedir apoio de forma a responder às necessidades das ilhas que têm aquele hospital como referência.
Ainda no dia de ontem, o parlamento açoriano chumbou uma proposta do PSD que pretendia criar uma rede de instituições museológicas nos Açores e uma proposta do PCP que propunha o aumento do suplemento regional ao salário mínimo, do complemento regional de pensão e da remuneração complementar.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...