Freguesia da Prainha com novos...
Fonte da tutela açoriana da saúde já sublinhou que não há razão para alarme.
Segundo Armando Almeida, diretor regional da Saúde, foram realizadas, na passada sexta-feira, "312 provas de tuberculina" na Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara na sequência do "diagnóstico de um caso de tuberculose".
O diretor regional da Saúde explicou que foram "lidos", na segunda-feira, os resultados das 312 provas de tuberculina "sem notificações de novos casos", referindo que "alguns utentes vão ser encaminhados para fazer exame radiológico" na sexta-feira.
O presidente do conselho executivo da escola informou à Agência Lusa que "não há conhecimento" de outros casos, quer no corpo docente, discente ou nos alunos relacionados com a doença diagnosticada a um professor, que se encontra de baixa médica há um mês.
O diretor regional da Saúde referiu ainda que os Açores já integram o sistema nacional de notificação da tuberculose coordenado pela Direção-Geral de Saúde, depois de ter sido noticiado, em dezembro do ano passado, que o arquipélago era a única região do país que não o usava.
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria transmissível por via aérea, que tem como principais sintomas tosse prolongada, febre, dores no tórax, apatia e falta de apetite.
Lusa/RP
A carregar comentários...