Freguesia da Prainha com novos...
O seminário conta com a presença de vários especialistas na matéria, nomeadamente o neuropsicólogo clínico Luís Maia que é também professor na Universidade da Beira Interior.
O seminário surge numa altura em que a autarquia apurou que atualmente vivem no concelho cerca de 1000 idosos com mais de 65 anos e que 168 vivem sozinhos.
Na sessão de abertura do seminário, que aconteceu esta manhã nos Paços do concelho, o presidente da Câmara Municipal da Madalena aludiu aos vários programas que a autarquia já criou para apoiar os jovens e os idosos, os grupos mais afetados pela violência.
No que respeita aos jovens, o autarca falou do papel que a CPCJ da Madalena presta na promoção dos direitos das crianças, do MadalenaAventura e do EPIS, um programa de combate ao insucesso e ao abandono escolar de que a Escola Cardeal beneficia através da autarquia e que é pioneiro na Região.
No que respeita aos idosos, José António Soares destacou o programa MadalenAbraça, as sessões mensais de psicoterapia, o apoio aos Centros de Convívio de Idosos do Concelho e à Universidade Sénior, a recente criação de um grupo de teatro para os seniores, as viagens anuais realizadas com estes grupos e as futuras aulas de informática que vão arrancar na próxima segunda-feira.
A APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) sinalizou nos Açores no ano passado 537 casos de violência. Os números foram divulgados no mês passado e constam do último relatório da Associação.
De acordo com a APAV, os Açores são a quinta regiãoonde se regista mais violência a nível nacional. A Região surge apenas atrás das cidades de Lisboa (1 719 casos), Porto (910 casos), Faro (753 casos) e Setúbal (640 casos).
Segundo a mesma fonte, por semana, no ano passado, 15 idosos foram vítimas de violência doméstica em Portugal. Os números são ainda mais negros quando se tratam de crianças e jovens. Por semana, no ano passado, 19 crianças foram vítimas de violência.
Joana Leal/RP
A carregar comentários...