Freguesia da Prainha com novos...
Para o presidente da Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva no arquipélago, a explicação para esta tendência nos Açores deve-se à existência de “algumas comunidades ainda muito tradicionais”, nomeadamente piscatórias, que “mantêm esta tradição”, e com “aspetos que também têm a ver com algum isolamento em algumas localidades”.
De acordo com os Censos de 2011, existiam nos Açores 81.856 famílias com uma dimensão média de três pessoas, enquanto a dimensão média das famílias portuguesas é de 2,6 pessoas. A realidade insular inclui 511 agregados familiares com nove ou mais pessoas. Os dados oficiais indicam ainda que no continente a taxa de gravidez precoce se situava em 2012 nos 6%, enquanto nos Açores era de 10,8%.
Ainda assim, e segundo Adelino Dias, a situação das famílias numerosas nos Açores “começa a aproximar-se das médias nacionais”, mas a gravidez na adolescência “é superior” à taxa do país, apesar de a região desenvolver também programas de planeamento familiar e do acesso a alguns métodos contracetivos.
Público/RP
A carregar comentários...