Freguesia da Prainha com novos...
Rodrigo Oliveira falava na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico na sessão comemorativa do Dia da Europa e em representação do presidente do GR.
O subsecretário disse que os jovens devem levar às suas casas “o seu conhecimento, o debate e o esclarecimento sobre a importância da Europa para a vida de todos nós” e que os açorianos devem votar “com a consciência de que se trata de um dever de cidadania e um momento solene do exercício da democracia que conquistámos há 40 anos”.
Na sua intervenção, Rodrigo Oliveira falou também da atual crise que se vive no Velho Continente e garantiu que este momento só vai ser ultrapassado se “a Europa conseguir encontrar uma nova geração de ação política, focada no rigor da gestão pública e centrada no crescimento, na promoção de emprego e na coesão social”.
O presidente do município de São Roque, Mark Silveira, defendeu na sua intervenção que face aos novos desafios que se colocam, nomeadamente o desemprego jovem, "é fundamental que as políticas comunitárias integrem uma lógica de coerência territorial e respeitem os princípios da subsidariedade e da proporcionalidade".
Já Hélder Goulart, presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de São Roque, disse esperar “que a consciência da força que tem esta união se instale em cada um para que juntos possamos consolidar cada passo dado” e que a “nossa identidade se afirme cada vez mais não no isolamento que nos apaga mas na convivência que nos engrandece”.
A sessão comemorativa do Dia da Europa contou com a presença de jovens de todas as ilhas da Região e ainda de sete países europeus, que estão nos Açores no âmbito do “Comenius”, um programa que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação.
Joana Leal/RP
A carregar comentários...