Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
Na cerimónia de receção, que decorreu nos Paços do Concelho da Madalena, Pedro Passos Coelho descerrou uma placa, marcando a sua passagem pela ilha e foi agraciado pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo da Candelária que apresentou alguns números do folclore picoense.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, deu as boas vindas ao primeiro-ministro e afirmou que o Pico é uma das ilhas mais envelhecidas dos Açores. Por isso acrescentou é urgente combater esta realidade através de políticas públicas de apoio à juventude.
O presidente defendeu também que o Pico precisa de reforçar as suas ligações aéreas com o exterior, sob pena de ver gorados os esforços envidados em prol do incremento turístico e económico.
Pedro Passos Coelho reconhece que é urgente encontrar politicas que invertam a tendência do declínio demográfico e informou que no orçamento de estado para 2015 vai introduzir o cociente familiar que permite iniciar o processo de desagravamento fiscal para as famílias mais numerosas. Esse impacto vai orçar em cerca de 150 milhões mas o objetivo é para que evolua até chegar aos 500 milhões de euros.
O primeiro-ministro anunciou por outro lado, que o governo da república está a preparar um programa de descentralização, que começou nas escolas, mas que vai abranger os cuidados primários de saúde e o apoio social.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...