Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
Os conselheiros, reunidos ontem na Escola Cardeal Costa Nunes, questionaram o executivo regional sobre a centralidade das urgências, a secção destacada dos bombeiros na Piedade, a aquisição de material para o novo Centro de Saúde da Madalena e sobre o número de médicos de família existentes na ilha.
Nos transportes, os conselheiros quiseram respostas sobre o terminal de passageiros de São Roque, o atual ponto de situação dos cabeços de amarração naquele mesmo porto e dos Estaleiros Navais da Madalena.
Na saúde, o secretário da tutela disse que se mantém o que o Governo Regional assumiu. A SIV já está a funcionar e já salvou vidas na ilha, estão a abrir o processo para os bombeiros destacados na Piedade e o número de médicos na ilha é o ideal, uma vez que muitos não têm 1.900 utentes.
Sobre a aquisição de material, o secretário informou que o centro já está equipado com Raio X, camas e mobiliário, faltando apenas a TAC que deve ser instalada ainda este ano ou em 2016.
Nos transportes, o Governo Regional avançou que o anteprojeto do terminal de passageiros de São Roque está concluído e que estão a decorrer os ensaios. Se tudo correr dentro da normalidade, a obra pode avançar ainda este ano. Se nos testes forem verificadas anomalias, a obra no valor de cerca de 30 milhões de euros não avança e vão continuar a encontrar soluções, uma vez que acham fundamental melhorar a entrada e saída de passageiros daquele porto.
Sobre os cabeços de amarração, o secretário regional da tutela entende que todo o porto deve ser utilizado em segurança e que dentro de dias vão tomar a decisão final. Na mesma, estão também os Estaleiros Navais da Madalena onde o Governo admitiu que ainda não foram encontradas soluções de confiança e que os estaleiros devem ter um desenvolvimento mais sólido.
Manuel Paulino Costa, presidente do Conselho de Ilha, disse no final da reunião que os conselheiros ficaram satisfeitos com as declarações do Governo porque foram cumpridas algumas promessas mas ambicionam mais.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...