Madalena adere à Semana dos Residuos...
Fausto Brito e Abreu referiu que os Açores já atingiram mais de 65% da quota disponível para 2015, acrescentando que “esta paragem pode permitir que os pescadores no final do ano, quando o preço em lota do goraz está mais alto, gastem a quota e consigam ter um rendimento mais elevado”.
O secretário regional do Mar falava à margem da primeira reunião com a nova direção da Federação das Pescas dos Açores, onde foram debatidos temas como a criação de uma sede permanente para esta entidade, a proposta de alteração do regime da pesca lúdica e o período de defeso de goraz, recentemente imposto pelo Governo dos Açores.
Brito e Abreu adianta que as propostas do Governo dos Açores sobre a regulamentação da pesca lúdica incidem sobre “áreas como a obrigatoriedade do pescador lúdico reportar mensal ou anualmente as capturas que faz para poder habilitar os cientistas da Universidade dos Açores a começarem a fazer um estudo científico mais aprofundado sobre o impacto desta atividade”.
Sobre o período de defeso do goraz que entra em vigor a partir de 2016, entre o dia 15 de janeiro e o dia 29 de fevereiro, o secretário regional do Mar referiu que o Governo dos Açores vai estudar formas de compensar os pescadores durante esse período. Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...