Confraria dos Gordos celebrou ...
A opinião é de José António Fernandes, presidente da Associação de Armadores da Pesca Artesanal que falava sábado no programa em foco da Rádio Pico.
O presidente deu como exemplo os últimos anos onde as capturas tem vindo a descer. Em 2013 as capturas rondaram as 13 mil e 900 toneladas, em 2014 as 9 mil toneladas e este ano ainda só foram pescadas 7 mil toneladas.
Também o número de embarcações de pesca diminuiu. Há 16 anos existiam 130 embarcações, atualmente o Pico tem 98 que envolvem cerca de 300 pessoas na pesca artesanal.
José Fernandes, reconhece que no Pico existem boas condições para a pesca mas ainda há muito para fazer. Deu como exemplo o núcleo de pescas do porto da Madalena, os estaleiros da Madalena, a grua que tem que ser substituída, bem como algumas máquinas de gelo da ilha, a construção de casas de aprestos em São Roque e Lajes e a construção de um porto de abrigo na ponta da ilha.
Sobre o período de defeso do goraz em janeiro e fevereiro o presidente defende que nesses dois meses os pescadores deviam ser pagos e teme que esta interdição possa levar os pescadores a incidir sobre outras espécies que podem trazer influências negativas no futuro. Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...