Confraria dos Gordos celebrou ...
A garantia foi dada pelo presidente da instituição que falava sábado no programa em foco da Rádio Pico.
O presidente informou ainda que a cooperativa vai efectuar o primeiro pagamento das uvas entregues na instituição a partir de 16 de Novembro, o segundo pagamento vai acontecer ou em fevereiro ou em março e o último próximo das vindimas.
Ernesto Ferreira garantiu ainda que a cooperativa vai continuar a apostar na formação e informou que este ano já fizeram 10 formações sobre os produtos fitofarmacêuticos e que até ao final do ano vão realizar mais quatro formações dotando todos os sócios e colaboradores.
O presidente alertou ainda para a certificação de vinhos através da CVR, uma vez que a cooperativa estava para certificar novos produtos ao longo deste mês, mas já enviou uma carta onde afirma que a certificação pode não acontecer se a CVR não receber verba até dia 20 e fala mesmo em sessar a atividade o que para Ernesto Ferreira é de lamentar.
Ernesto Ferreira critica por outro lado os programas de instalação de vinha, onde defende que deve ser por mais de 5 anos porque senão é um incentivar ao absentismo.
O presidente complementa a informação, dizendo que cortar lanhas, meter bacelos e enxertar para na altura de produção abandonar novamente, não é apoiar a vitivinicultura mas sim ocupar mão-de-obra.
Questionado sobre uma produção excedente de uvas que possa acontecer o presidente garante que a cooperativa tem capacidade de produção, uma vez que tem capacidade para cerca de mil toneladas por ano e o máximo atingido foi em 2009 com 750 toneladas.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...