Obras de José Carlos Costa recomendados...
Entre março e dezembro de 2012, Nuno Ferreira atravessou o arquipélago dos Açores numa jornada de busca da natureza, tradições culturais e quotidiano das ilhas.
Numa viagem semelhante à que fizera no continente e que originou a publicação do livro Portugal a Pé, o repórter deixou-se embalar pelo quotidiano dos Açores, de São Miguel ao Corvo. O jornalista assistiu a peregrinações, conviveu com velhos baleeiros, tocadores e cantadores de histórias, fugiu do touro em touradas à corda, desceu e subiu as fajãs de São Jorge, presenciou a tempestade tropical Nadine na Graciosa e subiu ao Pico.
O resultado é uma narrativa que procura espelhar os contrastes da vivência quotidiana em cada uma das ilhas do arquipélago.
Nuno Ferreira é Licenciado em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa. Foi colaborador permanente do semanário Expresso e pertenceu aos quadros do jornal Público.
Entre outros prémios, recebeu em 1996 o Prémio de Jornalismo de Viagem do Clube de Jornalistas do Porto com o trabalho Route 66 a Estrada da América, que lhe valeu também uma menção honrosa da Fundação Luso-Americana.
Um ano mais tarde, recebeu o Prémio de Jornalismo de Viagem do Clube Português de Imprensa com o trabalho A Índia de Comboio.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...