Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
A iniciativa que decorreu no Salão da Filarmónica União Artista de São Roque, contou com a presença do Dr. Álvaro Monjardino; o general Ramalho Eanes; o presidente do Governo Regional, o presidente da Câmara Municipal de São Roque.
ark silveira, presidente da Autarquia, recordou que o 25 de Abril de 1974 permitiu viver em liberdade de expressão, pensamento e de ação, mas defende que a liberdade não significa dizer tudo o que se quer, nem como se quer, uma vez que existem limites e afirmou que o conceito de liberdade e de libertinagem muitas vezes são confundidos.
Álvaro Monjardino, o primeiro presidente da Assembleia Regional dos Açores, fez o balanço do que tem acontecido e está a acontecer em Portugal e garante que não se resolve com soluções políticas.
Apesar da melhoria em infra-estruturas e equipamentos Álvaro Monjardino afirma que a região continua pobre, uma vez que o desenvolvimento não foi harmónico.
Ramalho Eanes, primeiro presidente da república, eleito democraticamente após o 25 de Abril, defende que ainda se justifica comemorar o Abril e que importa fazê-lo para prestar homenagem aos militares e as personagens e associações que se debateram contra a liberdade do regime.
O general acredita que é preciso reviver Abril e refletir sobre o que falta fazer, uma vez que o país não ultrapassou a crise de rutura e afirma que a situação do país continua dramática.
Vasco Cordeiro, presidente do Governo regional, reconhece que é necessário afirmar a Autonomia também como instrumento para uma melhor Democracia, não apenas ao nível do conforto material, mas também para uma melhor sociedade em termos de responsabilidade, de solidariedade e de participação.
Inserido nas comemorações, o general Ramalho Eanes esteve também na sexta-feira num encontro intitulado falando de Abril, com os alunos do nono ao décimo segundo anos, das três escolas secundárias da ilha.
A sessão solene dos 42 anos do 25 de Abril foi organizada pela Câmara Municipal de São Roque em parceria com a Livraria D. Dinis, que realizou uma feira do livro na sexta e sábado na sede da Filarmónica Artista de São Roque.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...