Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
Na sessão foram abordados vários temas como o estado de implementação do Plano estratégico de prevenção e gestão de resíduos dos Açores (PEGRA), a apresentação de propostas de plano de Gestão da rede hidrográfica dos Açores e de plano de Gestão de Riscos de Inundações, análise do relatório anual do controlo da qualidade da água para consumo humano, apresentação do relatório de implementação de sistemas de afugentamento de aves nas paisagem da vinha do Pico e Biscoitos e a candidatura aos projetos integrados no LIFE 2015.
Neto de viveiros, secretário regional da Agricultura e Ambiente, disse que esta reunião no Pico é o seguimento do sistema de rotatividade que o governo regional adotou, com o objetivo da reunião decorrer em todas as ilhas dos Açores.
Sobre o PEGRA, o secretário informou que estão a encerrar todos os aterros nos Açores. No Pico o centro de processamento já está em funcionamento e a lixeira não vai ser encerrada, uma vez que ainda tem capacidade para a receção de resíduos.
Sobre o Plano de Gestão da Rede Hidrográfica dos Açores, Neto viveiros recordou que o principal objetivo é melhorar cada vez a qualidade das águas e que em breve vai ser aprovado.
O governo está também preocupado com o controlo da densidade das espécies protegidas e aplicou uma técnica de afugentamento das aves através de canhões de gás, uma medida que teve sucesso.
Sobre o projeto LIFE o secretário informou que foi submetido á comissão europeia, envolve um conjunto de projetos sobre a biodiversidade e representa um investimento de 15 milhões de euros.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...