Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
O líder dos social-democratas açorianos salientou que o aumento da frequência das ligações marítimas entre a Horta e Madalena vai ser assegurado com o recurso a “um navio mais rápido e mais pequeno – com capacidade para 100 a 150 passageiros –, que funcione como uma ligação permanente” entre esses dois portos.
Simultaneamente, Duarte Freitas explicou que os navios que estão atualmente a operar vão manter-se em funcionamento, “transportando viaturas e passageiros, podendo fazer uma ligação de manha e outra ao fim do dia”.
Em relação às ligações marítimas entre São Roque do Pico e Velas, o presidente do PSD/Açores referiu que “tem de ser concretizado o necessário investimento nas condições destes portos”, de modo que possa haver “um navio estacionado num dos portos, garantindo que durante todo o ano há duas ligações diárias e eventualmente mais no verão”.
O líder dos social-democratas açorianos lamentou ainda que, após terem sido gastos 22 milhões de euros no porto da Madalena, se tenha “destruído a frente marítima e diminuído a operacionalidade do porto, pois no último inverno houve provavelmente mais cancelamentos que em dez anos”.
O PS/Faial, o PS/Pico e o PS de S. Jorge reagiram às declarações de Duarte Freitas e recordam que a presente legislatura constitui um marco histórico no que concerne à modernização do transporte marítimo de passageiros nas ilhas do triângulo com a entrada em funcionamento dos dois novos navios “Mestre Simão” e “Gilberto Mariano”.
Os números são claros e evidenciam que, em termos de movimento de passageiros, em 2015 registou-se um aumento de mais de 59 mil passageiros face ao número total de passageiros transportados em 2012.
O Ps das ilhas do Triângulo diz que Duarte Freitas ignora, a realidade no que concerne ao número de cancelamentos de viagens, uma vez que, em 2012 (ainda sem os novos navios) houve 15 cancelamentos quando em 2015 houve apenas 13.
O PS Pico, Faial e S. Jorge recordam que o Triângulo é uma realidade e não aguarda pelos devaneios políticos de quem, em ano eleitoral, parece apostado em prometer tudo a todos.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...