Confraria dos Gordos celebrou ...
Os peticionários recordam que o Aeroporto do Pico tem desempenhado um papel importante no contexto socioeconómico da ilha montanha e segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, o crescimento neste aeroporto em termos de passageiros movimentados tem sido progressivo, tendo registado nos últimos meses o maior crescimento percentual de toda a Região.
Contudo, e apesar dos resultados notáveis, o Aeroporto da ilha do Pico apresenta alguns condicionalismos ao nível da operacionalidade dos aviões, os quais tornam este aeroporto não só menos atrativo, mas também mais propenso a que existam cancelamentos de voos.
Por um lado, e devido ao atual comprimento da pista, as aeronaves de médio curso não conseguem descolar com o peso máximo permitido, o que implica o transporte de menos carga e/ou redução no alcance.
Por outro lado, existem algumas condições meteorológicas que inviabilizam muitas aterragens, dando origem a cancelamentos.
Assim os peticionários solicitam aos órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores que envidem todos os esforços para dotar o Aeroporto da ilha do Pico com mais e melhores condições de operacionalidade, com o aumento do comprimento da pista de forma assegurar a operação sem limitações de payload para as aeronaves das famílias Airbus A320 e Boeing 737 e que a pista seja ranhurada em toda a sua extensão, de forma a minorar os efeitos adversos para as aterragens provocados pela chuva.
A petição pode ser lida e assinada aqui http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=melhor-aeroportopico
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...