Obras de José Carlos Costa recomendados...
A obra foi apresentada por Manuel Tomás Costa, que garantiu que esta é uma guerra que nunca acaba porque deixa mazelas para uma vida inteira e o livro é uma forma de relembrar um tema que estava esquecido.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, agradeceu ao autor por este contributo e garantiu que o trabalho é uma homenagem aos que desapareceram na guerra mas também a todos os que nela deram o seu contributo pela pátria.
Hélder Fernandes disse que o livro retrata a experiência do antigo militar português na Guerra do Ultramar, especialmente em Moçambique entre 1971 e 1973 e foi escrito com o objectivo de dar a conhecer aos mais jovens a guerra do ultramar.
A obra está dividida em 10 capítulos onde faz um historial da luta armada, apresenta dados estatísticos dos guerrilheiros e das tropas, relata a preparação para a guerra e a experiência de um soldado durante o conflito, apresenta também resultados dos óbitos sofridos pelo seu batalhão e as principais ações desenvolvidas, bem como o 25 de Abril de 1974 e a ligação das mulheres à guerra.
O escritor defende que Portugal continua sem dar o devido reconhecimento àqueles que estiveram na guerra uma vez que há muitos ex-combatentes a viver na miséria.
O antigo combatente defende que a verba que o estado disponibiliza aos ex-combatentes devia de ser colocada á disponibilização de efectivamente quem mais precisa.
O livro “Guerra Colonial - um soldado em guerra tem um custo de dez euros e uma tiragem de 500 exemplares e a receita vai ser doada a uma instituição de solidariedade, ainda por definir.
A carregar comentários...