Empresas do setor público dos ...
João Ponte afirmou que são mais 3,5 milhões de euros de dotação, que estima que dê para mais 120 hectares de produção de vinha", salientando que "é mais uma oportunidade que os empresários e os agricultores têm para apostar nesta área, que tem tido um crescimento exponencial”.
João Ponte falava, na Horta, no final de uma reunião com o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores.
As principais alterações agora implementadas prendem-se com a implementação do sistema de avisos, com a dotação financeira para apresentação de candidaturas e a introdução de critérios de seleção a aplicar na hierarquização das candidaturas.
O período de manutenção do investimento passa de cinco para sete anos.
Este regime de apoio tem como objetivo aumentar a competitividade dos produtores de vinho através da reestruturação da vinha e melhoria da qualidade do vinho, comprovada pelos prémios que os vinhos açorianos têm arrecadado.
Recorde-se que através do programa comunitário VITIS, foi possível só nos últimos dois anos recuperar 560 hectares de vinhas, num montante de cerca de 15 milhões de euros, abrangendo mais de 300 viticultores.
As estimativas são para que no final de 2018, a região tenha 800 hectares de produção de vinha, quando há poucos anos eram à volta de 100 hectares”.
A carregar comentários...