Obras de José Carlos Costa recomendados...
O evento teve como objetivo comemorar a data histórica, celebrando simultaneamente a cultura popular, enriquecida com a liberdade conquistada a 25 abril de 1974.
Também o concelho de São Roque está a assinalar a data com um vasto programa.
Na segunda-feira houve a abertura da Feira do livro seguindo-se as intervenções da eurodeputada Ana Gomes e dos ex-deputados José Decq Mota e Simas Santos que falaram sobre o antes do 25 de abril, durante e o depois.
Quer a eurodeputada como os ex-deputados defendem que a liberdade levou á democracia e ao desenvolvimento da região, mas que foi uma conquista que foi muito dura.
Ana Gomes recordou que em 2007 quando veio os Açores visitar as Lajes, numa altura em que existiam problemas laborais, descobriu que a região não foi ouvida sobre o acordo e garantiu que se tal tivesse acontecido hoje os Açores podiam estar melhor.
Uma vez que o acordo está novamente na ordem do dia a eurodeputada defende que os portugueses emigrados e eleitos nos Estados Unidos podem e devem ter um papel importante para fazer valer os interesses da região e do país.
Ontem foi lançado o lançamento do livro de José Andrade intitulado “poder Local nos Açores 40 anos- 1000 presidentes” e foi homenageado António Simas da Costa. António Carlos como era conhecido foi o primeiro presidente democraticamente eleito para São Roque e o que esteve mais tempo no poder.
Judite Caldeira, filha do homenageado, agradeceu esta atenção e recordou que seu pai entregou-se de corpo e alma e que partiu com o dever de missão cumprida.
Para hoje está agendada uma palestra intitulada educar para a liberdade com o Dr Laborinho Lúcio e Dr Marçal Grilo.
A carregar comentários...