Máquina de Recolha de Embalagens...
O triunfador desta primeira parte da competição foi, aliás, o único a chegar à cidade da Horta na noite de sábado, tendo o segundo na meta – o velejador francês Bertrand Delesnes, no iate “Prati’Buches” – terminado o seu percurso quando passavam 2 minutos e 1 segundo das 00:00 horas (fuso dos Açores) deste domingo, dia 8 – ficou a praticamente 1 hora e 45 minutos do primeiro.
Na terceira posição entrou na baía da cidade da Horta o também gaulês Sébastien Rogues, na embarcação “Eole Génération GDF Suez”, já depois das três da madrugada, com um total de 6 dias, 15 horas 16 minutos e 10 segundos de navegação, conseguindo bater o italiano Andrea Caraccia, da embarcação denominada “Speedy Matesse”, que ficou a 17 minutos e 34 segundos de distância do último lugar do pódio.
Até às 14:00 horas de ontem mais três veleiros, todos da Classe de Protótipos, haviam concluído a sua prova, concretamente o “Kikers”, do francês Sébastien Picault, o “NorthStar”, do também gaulês Vincent Barnaud e o “Follow Me”, do checo Minan Kolacek. Este lote de iates arribou à Marina da Horta, sensivelmente, entre as 7:00 e as 8:00 horas da manhã.
Recorde-se que Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables para a Classe Mini 6.50 é competição bienal que vai já na sua terceira edição e que em 2010 envolve quatro dezenas de embarcações, entre participantes e acompanhantes da frota, abrangendo veleiros de nacionalidade francesa, holandesa, alemã, italiana, checa, americana e chinesa.
A edição deste ano da regata Les Sables / Les Açores / Les Sables é organizada pelo Sports Nautiques Sablais, da cidade de Sables e pela Associação da Classe Mini, que está sediada em Lorient, contando com o apoio da municipalidade de Sables d’Olonne, do Conselho Geral da Comunidade de Vendée e da Região do Pays de la Loire. Nos Açores o acolhimento e organização local estão a cargo da Comissão Náutica Municipal da Horta (que integra a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a APTO – Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental e a ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores), sendo patrocinadores da prova a empresa municipal Hortaludus, o Peter Café-Sport, JM – Transportes e Demolições e a TerAuto.
Esta é a quarta regata que liga a cidade francesa que é mundialmente conhecida por ser ponto de partida e chegada da grande aventura de circum-navegação em solitário, sem escalas e sem assistência – a famosa “Vendée Globe” – à cidade da Horta, depois das edições de 2006 e 2008 da regata para a Classe Mini 6.50 metros e de em 2009 se ter realizado a primeira edição da prova destinada à Classe de veleiros de 40 pés.A União / Rádio Pico
A carregar comentários...