Madalena adere à Semana dos Residuos...
A campanha decorreu de 15 de outubro a 22 de novembro e as ilhas onde houve maior registo de Cagarros salvos foram S. Miguel com 676, seguindo-se São Jorge com 619 e depois o Pico com 605. O dia em que foram salvas mais aves desta espécie foi 30 de outubro.
Este ano foram anilhadas 1.000 aves, tendo sido registados 128 cagarros mortos e 55 feridos através das 450 Brigadas SOS Cagarro que envolveram cerca de 250 parceiros e mais de 3.000 voluntários.
Os dados foram divulgados pelo Diretor Regional dos Assuntos do Mar, na sessão de encerramento da campanha nas Lajes do Pico, onde salientou que “a minimização dos efeitos negativos da poluição luminosa é um ponto central” para a saída em segurança, dos cagarros juvenis dos ninhos e alertou também para o problema do plástico nos oceanos.
Filipe Porteiro informou também que no próximo ano pretendem criar uma aplicação móvel permitindo a qualquer cidadão fazer o registo das aves encontradas e informou que este ano estenderam a campanha por mais uma semana devido á saída tardia dos cagarros juvenis dos ninhos.
A carregar comentários...