Confraria dos Gordos celebrou ...
A bordo seguiam 61 passageiros e 9 tripulantes que não sofreram lesões apesar de apanharem um grande susto.
Pessoas em terra relatam o acontecimento e garantem que primeiro veio uma onda pequena e depois uma outra de maior dimensão que o arrastou o navio para cimas das rochas. O transbordo dos passageiros foi feito através de uma manga que ligou o navio a uma balsa, que depois foi rebocada para o porto.
Quem seguia a bordo sentiu um grande susto e garante que ainda bem que o barco não virou senão o cenário seria diferente. Os passageiros louvam o trabalho realizado pela tripulação e defendem que é fundamental que os peritos averigúem o que aconteceu para não se voltar a repetir.
Lizuarte Machado, da empresa Portos dos Açores, informou na ocasião que já chegou ao Pico o equipamento de combate à poluição e vão aguardar que a agitação marítima acalme para que os mergulhadores possam fazer uma avaliação e depois retirar todo o combustível a bordo.
Também no Pico esteve no domingo o Presidente do Governo Regional, que garantiu que “está a ser feito tudo o que pode ser feito” para a resolver esta situação o mais rápido possível.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo enalteceu a forma como a tripulação, e todos aqueles que colaboraram nas manobras de evacuação dos passageiros trabalharam e salientou que a prioridade neste momento tem a ver com a questão ambiental, que está a ser salvaguardada.
Relativamente à remoção do 'Mestre Simão', Vasco Cordeiro adiantou que está a ser feito um trabalho de análise e planeamento por parte de um conjunto de entidades regionais e do Comando da Zona Marítima dos Açores, uma situação que, pela sua natureza, vai levar algum tempo.
Recorde-se que o navio Mestre Simão começou a operar em Março de 2014 e tinha regressado em meados de dezembro de uma vistoria e certificação em doca seca no continente.
No continente está o navio Gilberto Mariano em processo de certificação daí a operação estar a ser assegurada pelos navios Cruzeiro do Canal e das Ilhas.
A carregar comentários...