Obras de José Carlos Costa recomendados...
A divulgação da obra, aconteceu nas comemorações dos 517 anos da elevação das Lajes do Pico a concelho, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, de Urbano Bettencourt e Manuel Tomás, júris do prémio literário, Fernando Ranha, representante da VerAçor Editores, Manuel Costa Júnior, diretor do Museu do Pico e Sidónio Bettencourt, jornalista da RDP Açores.
Além da obra vencedora, o júri também recomendou a edição e publicação de ‘Um passo para sul’, de Judite Fernandes, e atribuiu uma menção honrosa aos restantes três finalistas: “Os Visitadores” de Paulo Mourão, “Os Caminhantes” de António Tavares e “O Visitador de Folhetins” de Henrique Lopes.
A celebração que decorreu no auditório do Museu dos Baleeiros, contou para além da divulgação do vencedor, com uma tertúlia sobre a vida e obra do escritor picoense Dias de Melo e da atuação do Grupo Coral das Lajes do Pico.
Roberto Silva, presidente da autarquia, disse que a atribuição deste prémio foi um sucesso, porque tiveram 70 obras candidatas ao prémio e acredita que no fim o escritor saiu com a homenagem merecida e com a certeza que vai ter visibilidade no concelho e na ilha.
Roberto Silva anunciou também que na reabilitação das casas dos botes há intenção de dedicar um espaço a Dias de Melo com parte do espólio e obra.
Já o representante da VerAçor Editores acentuou a grandeza do prémio e anunciou que vai reeditar duas obras de Dias de Melo – “Toadas do mar e da terra” e “Vida vivida em terra de baleeiros”.
Urbano Bettencourt, um dos elementos do júri, admite que a obra vencedora retoma uma passagem bíblica de forma moderna e explora os grandes dramas da humanidade.
O prémio no valor de cinco mil euros vai ser entregue ao vencedor na sessão de abertura da Semana dos Baleeiros.
A carregar comentários...