Confraria dos Gordos celebrou ...
Faltam investimentos, concretização de promessas e assunção de compromissos, dizem os populares liderados por Manuel Eleutério Serpa, que aponta baterias a organismos públicos e parceiros associativos.
“Há um ano atrás, esta estrutura partidária denunciou as grandes dificuldades com que os lavradores picoenses se depararam por falta de água para abastecimento das suas explorações. Nos meses de Verão, particularmente, viam-se nas nossas estradas dezenas e dezenas de lavradores que percorriam quilómetros para puderem abastecer com água as suas explorações. Ora, o Verão de 2010 não foi tão seco quanto o do ano passado, mas continuamos a assistir a acentuadas dificuldades do sector agro-pecuário. No ano passado ouvimos promessas. Este ano, estamos à espera que estas promessas se concretizem”, denunciam os centristas da ilha montanha.
Depois, acrescentam, “persiste a dúvida quanto à gestão dos cinco reservatórios de água construídos especificamente para abastecer a lavoura no Concelho das Lajes. Estes reservatórios secaram nos últimos meses e o IROA (Instituto Regional de Ordenamento Agrário) que os construiu não garante a sua manutenção”.
Assim, a Comissão Política do CDS-PP da Ilha do Pico “propõe, uma vez mais, ao IROA que estabeleça protocolos com as Câmaras Municipais e com as associações representativas do sector agro-pecuária da ilha, no sentido de que os meios humanos e técnicos disponíveis dêem respostas satisfatórias no que toca ao abastecimento de água à nossa Lavoura”.
Por outro lado, no sector das pescas, os populares picoenses dizem assistir “a situações de índole mais duvidosa, com consequências danosas para os nossos pescadores que não têm equipamentos de auxílio à sua actividade em devidas condições”.
“Veja-se que a Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, que recebe verbas elevadas anualmente para a manutenção das gruas e outros trabalhos nos portos da Ilha do Pico, não consegue dar conta do recado pelo que as manutenções mínimas realizadas são asseguradas pela LOTAÇOR. A Comissão Política do CDS-PP recebe queixas de pescadores de vários portos que têm falta de manutenção das suas gruas (manutenção entregue à Associação de Armadores), que nem sequer a lubrificação dos equipamentos faz com razoável regularidade”, apontam.
Os democratas-cristãos identificam mesmo um caso de desleixo: “É o caso da grua usada que está a ser instalada no Porto de Pescas da Prainha do Norte pela LOTAÇOR, repleta de erosão, que deveria de ter sido pintada e arranjada antes de ser instalada”.
Como conclusão, Manuel Eleutério Serpa e seus pares alegam que “não” aceitam “que se gaste tanto dinheiro dos nossos impostos com protocolos inócuos e que não são cumpridos”. Rádio Pico
A carregar comentários...