O relatório do Grupo de Trabalho da Comissão de Economia para avaliação do impacto do encerramento da fábrica da COFACO no Pico “espelha o empenho” do Governo dos Açores no apoio aos trabalhadores, bem como o empenhamento para que se concretize o investimento na nova unidade fabril de laboração de atum.
Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, afirmou que, no início da semana passada, a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia rececionou um pedido da PDM Transformação e Comércio de Pescado, Lda. para a prorrogação do prazo por mais 60 dias, para cumprimento da condição de elegibilidade à candidatura a apoios do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas para a construção da nova fábrica.
Segundo o Secretário Regional o pedido de prorrogação do prazo “decorreu do facto de haver necessidade de alteração do projeto da execução da ETAR, estando neste momento a decorrer o prazo para esta alteração e, assim, obter o licenciamento da obra”.
Gui Menezes referiu que, segundo a empresa, “é expetável que, a breve trecho, o licenciamento da obra se encontre concluído, o que permitirá a aprovação do financiamento bancário destinado à execução do projeto”.
O projeto de investimento da PDM, no valor de 6,7 milhões de euros, consiste na construção de uma nova fábrica na Madalena, no Pico, para a produção de lombos de atum.