A Câmara Municipal da Horta apresentou esta segunda-feira a campanha ambiental de redução e reutilização de copos plásticos nas festas do concelho da Horta.
Esta campanha, que começa já com o arrancar da Semana do Mar 2018, vai se estender às restantes festas do Concelho e vai de encontro àquelas que são as grandes preocupações ambientais do Município, das Juntas de Freguesia e das pessoas.
Estima-se que com esta medida, que estabelece a utilização de um Eco-copo ao invés dos copos descartáveis, não sejam utilizados cerca de 150 mil copos descartáveis durante os 10 dias de Semana do Mar.
De acordo com José Leonardo Silva, “a Semana do Mar será provavelmente a única festa da dos Açores que não contemplará copos de utilização única. Ou seja, em todos os espaços da festa não serão cedidos os habituais copos das cervejeiras. Trata-se de uma mudança de paradigma do evento no que à vertente ecológica diz respeito”. O autarca entende que “esta é uma meta ambiciosa e que vai de encontro ao nosso objetivo “mais vale um copo na mão do que mil no mar”.
Durante a Semana do Mar estará em funcionamento o Eco-Quiosque da Semana do Mar, instalado na Avenida 25 de Abril, bem como diversos bebedouros, por forma a que os interessados possam lavar os seus copos.
Neste mesmo espaço será possível aos interessados adquirirem diversos produtos de merchandising alusivos à Semana do Mar, destes chapéus, t-shirts, porta-chaves, canecas, entre outros.