A publicação da emenda AIRAC 003-2018 ao Aeroporto da Ilha do Pico, com data efetiva de 13 de setembro de 2018, inclui o novo procedimento de aproximação ILS à pista 27 do aeroporto do Pico.
Esta publicação resulta da conclusão, com sucesso, do processo de aprovação de novos procedimentos, que envolveu a ANAC, a NAV e a Força Aérea Portuguesa.
A partir da data de efetividade, as tripulações passam a contar com a ajuda convencional, que permite aproximações por instrumentos de precisão a esta infraestrutura aeronáutica, melhorando as condições de aproximação e aterragem das aeronaves em dias de reduzida visibilidade, nomeadamente devido a condições meteorológicas adversas.
A certificação e consequente utilização operacional do ILS a partir do próximo dia 13 de setembro, bem como o grooving recentemente realizado na superfície da pista, são investimentos que vem aumentar a operacionalidade e a segurança no aeroporto do Pico, reduzindo os cancelamentos e as divergências, esperando-se que possam contribuir para o desenvolvimento económico da ilha e dos Açores.