O PSD da Madalena criticou esta semana o ordenamento e a gestão do Porto da Madalena, acusando mesmo a Portos dos Açores de ter "abandonado" aquele porto, deixando "de tomar posições e de dar meios aos funcionários locais para a correta gestão do espaço".
Os social-democratas lembram que, desde 2008, o Governo Regional vem prometendo "a reestruturação dos Estaleiros Navais e o ordenamento do Porto da Madalena", sendo que, na última década, "foram inúmeros os incidentes com embarcações nas operações decorridas naquela estrutura".
As críticas estendem-se a um modelo de gestão "que tem levado à deslocação de diversas embarcações para outros destinos, no caso dos atuneiros, para o arquipélago da Madeira. E no caso dos barcos de pequena arqueação, a deslocação para outros portos da Região, a fim de terem menores custos, e mais garantias de segurança", refere Marco Costa.
A Comissão Política Concelhia do PSD da Madalena exige a intervenção imediata do Presidente da Portos dos Açores e da Secretária Regional dos Transportes "na limpeza e na sinalização do acesso ao Porto Comercial", assim como "soluções para a remoção das embarcações que estão a limitar o seu acesso".
Os social-democratas questionam ainda sobre "a previsão de reparação da vedação do recinto dos estaleiros, que neste momento já coloca em causa a segurança dos transeuntes e das viaturas.
Por último, Marco Costa convida o Presidente da Portos dos Açores e a Secretária Regional dos Transportes " a visitarem o local, para perceberem o total abandono a que a infraestrutura foi votada.
PSD/RP