O Diretor Regional da Juventude destacou, na Horta, o papel que o Governo dos Açores tem desempenhado no envolvimento e na dinamização de políticas de juventude, que envolvem “milhares de jovens ao longo dos anos”.
Lúcio Rodrigues falava domingo no âmbito da iniciativa 'Crescer é Arte', desenvolvida em conjunto pela Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA) e pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) para assinalar o Dia Internacional da Juventude.
A iniciativa, integrada na Semana do Mar, juntou várias dezenas de jovens e técnicos de acompanhamento, que realizaram uma pintura na Marina da Horta, com o objetivo de “promover a inclusão social, por meio da arte”.
Lúcio Rodrigues, em declarações à margem do evento, destacou o “trabalho transversal” que o Governo Regional tem desenvolvido com os jovens, lembrando que “só através da Direção Regional da Juventude, o Executivo tem investido muitos milhares de euros ao longo dos últimos anos, apoiando as associações juvenis para que desenvolvam iniciativas de relevo junto dos jovens Açorianos, como foi o caso desta iniciativa ‘Crescer é Arte’”.
Para Lúcio Rodrigues, este é um trabalho “contínuo e que tem produzido resultados, quer no desenvolvimento dos jovens, na sua formação”, mas também na “criação de oportunidades para que decidam fixar-se nos Açores, contribuindo para o desenvolvimento da sua terra”.
O Dia Internacional da Juventude celebra-se todos os anos a 12 de agosto, por definição da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa.
Gacs/RP